Friday, June 08, 2007

Sabores do Ceará # 3

Desta vez apresento-vos a Tapioca!

Este bolo/cereal/iguaria nordestina é feita com a fécula extraída do cereal mandioca, que quando aquecida na chapa ou em frigideira coagula e ganha uma coesão especial. É servida com manteiga, queijo ou qualquer mistura de recheios doces ou salgados. Só é preciso imaginação!

A tapioca vende-se em goma fresca ou seca. A propósito da goma seca, aconteceu-me um episódio caricato, o ano passado, quando fui passar o Natal a Portugal. Para aguentar a viagem, comprei pela 1ª vez a goma seca.. mas a Polícia quase que me a confiscou no aeroporto já que não acreditaram lá muito que aquela bolsa de plástico com um pozinho tão branco e imaculado fosse um cereal!
Mas lá os consegui convencer...cheguei a casa coloquei água...mas aquilo virou puro gesso! A minha mãe não acreditou que aquilo fosse comestível! hehe Isto é...eu não sei usar a goma seca. Da próxima vou levar a goma fresca esperando que chegue lá ainda consumível!
Bem, histórias aparte..é óptimo comer uma tapioquinha ao pequeno almoço (café da manhã), a meio da manhã ou na verdade a qualquer hora do dia! Daquelas coisas que não tem como substituir em Portugal (embora, das coisas insubstituíveis, das de menor importância.. )

Estou a considerar a abertura de uma tapioqueira em Portugal... ia ter sucesso garantido!!

Outra marca bem nordestina deste país maravilhoso...

3 Comments:

Anonymous claudette said...

hum... não sei nao...

isso sabe a que?

4:44 AM  
Anonymous maria said...

quentinha...gostosa...tapioca....

Chico Buarque

beijos querida

6:07 AM  
Blogger ÁguaDiCoco said...

Claudette, vou-te fzr uma tapioca à chegada ;) (lembra-me!!)
Outro beijo pra ti Maria e ate ja por Quixas!

9:20 PM  

Post a Comment

<< Home