Saturday, April 28, 2007

Brasília - a última viagem da temporada

Brasília não é só Arquitectura e Urbanismo. Sem dúvida, o maior destaque. A ordem, o planeamento, o traço prévio, como dificilmente se verá em qualquer outra cidade do mundo. Para mim, admirável de se conhecer, impossível para morar. Eu preciso de um certo caos, de uma certa desorganização, dos trambolhões do tempo que atropelam o planeamento. Mas é impressionante ver como se "constrói" uma cidade em tão pouco tempo (4 anos até à inauguração)! Esses candangos do Nordeste foram verdadeiros heróis, a estátua que lhes é dedicada é bem merecida!
Mas Brasília marcou-me porque é também a cidade do céu - imenso! - com tonalidades que variam em segundos e em que as nuvens são espalmadas por baixo como que fossem elas também limadas à cidade de formas perfeitas.
E é a cidade da relva (grama) - muita! - cobrindo os parques enormes ou grandes áreas ainda por definir a finalidade, como o Espaço Niemeyer, um lote de terreno relvado, vigiado por um guarda, mas...sem nada lá dentro!
Cidade do vazio, não se vê ninguém nas ruas. Primeiro porque está tudo pensado à escala das super-quadras e para elas. Segundo, porque está tudo dimensionado para cabeça, tronco e rodas, quem não tem carro passa mal em Brasília! E finalmente porque também não há um centro da cidade. Um espaço, uma praça que reuna o povo ao Domingo de manhã ou pelas tardes da semana. Só tem a Praça dos 3 Poderes, meia que autista e distante. Falta o café, a esplanada, o quiosque, a árvore, o homem a vender picolé do resto do Brasil.
E finalmente, surpresa para mim, também cidade da água, doce e sem praia, mas ainda assim muito agradável para tomar uma banhoca(piscina da Reserva) ou só para contemplar (Lago Paranoá).
Gostei de conhecer Brasília! Um Brasil à parte, sem dúvida...

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

esta é uma parte de um post que escrevi p ai na semana passada num comentário teu e que depois vi que era dos últimos, ou seja, em vez de comentar o último que tinhas escrito, comentei o último da página e só dps é que vi isso, portanto recupero esta parte e já agora, fotos mt giras de Brasília, ilustram o teu comentário e deixam vontade de conhecer ...

(OLÁ!!!

ainda bem que td corre pelo melhor e continuas a gostar de estar ai.
Cm sou um "bocadinho lento" (sei que não abona mt a meu favor mas...) só agora descobri este novo blog... tive a dar uma olhadela pelos meses passados... e mt bom a qualidade...0 dos assuntos, dos locais visitados, das actividades em que te metes e claro das fotos continua num nível superior, tb ñ era de esperar outra coisa... (ñ, ñ é graxa, ñ tenho comissão...)
Ñ chateio mais, tudo de bom e fica bem!!)

Se calhar ñ ficou bem esta recuperação... mas foi p deixar o apontamento...

5:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

mana linda, mais uma cidade conhecida ! :)
ninguem te pára ! ;)

dpois tens de me contar td! adorava tar aí ctg e fazíamos essas viagens juntas.. :D mas pronto como n da :( tu fazes e eu contento-me com as fotos :)

aproveita bem e claro, bom trabalho! :)

beijo enorme* :)

11:38 AM  
Blogger Taupter said...

Que farra!
Subir no muro do Teatro Nacional... Louca!
Atravessaste a ponte JK? Que sentiste? Pois tem um certo desequilíbrio aparente que me dava... hum... receio. ;) Engenharia de fazer inveja aos Guggenheim.
E o congresso, com seus salões verde e azul? Parece saído de uma visão futurista de 1950... Bom, na realidade foi!
Achaste muito organizada porque não viste o lado caótico da noite Brasiliense, que tem de tudo. Brasília esconde um burburinho por trás da aparência, basta saber procurar. Mas querendo que seja calma, assim será. ;)
Sinto saudades da Capital e de suas amplidões (que não é lá cidade para cenófobos), e fico feliz em saber que tanto tu quanto ela estão bem (viroses à parte, mas te avisei), e espero vê-las em breve. ;)
Espero que _não_ tenhas aprendido que lá botão significa coisa diversa (que brasiliês e mineirês distam um tanto do cearês), e não falo do de rosa.
Tenho uns "causos" (estórias) e toadas goianos que quero te mostrar, mas há necessidade de tradutor simultâneo. Tivesse sido antes da viagem, verias Brasília de forma mais prosaica (que DF é cercado por GO).
Brasília (já me disseram) não é cidade de meio-termo: quem vai lá ou ama ou detesta. Agora o sabes.

Beijos e fica com Deus.

2:34 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah, Taupter sou eu (Cláudio Pinheiro), mas minha conta está "coisada". Quando eu "descoisar" eu aviso.

3:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

Silll,
Adorei a sua descrição de Brasília.
Devia ter ido né?! :(
E pode mudar esse negócio de última viagem viu?! Quix. nos aguarda....

1:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

realmente recebê-la na minha cidade natal foi otimo!
esquema turismo e farra quem poucos aguentam tamanho pique.
foi um prazer conhecê-la e mostrar um pouco do meu mundinho!!
Um grande beijo
Ivana

7:51 AM  

Post a Comment

<< Home