Thursday, April 19, 2007

Sabores do Ceará # 3

Desta vez apresento-vos a Tapioca!
Este bolo/cereal/iguaria nordestina é feita com a fécula extraída do cereal mandioca, que quando aquecida na chapa ou em frigideira coagula e ganha uma coesão especial. É servida com manteiga, queijo ou qualquer mistura de recheios doces ou salgados. Só é preciso imaginação!
A tapioca vende-se em goma fresca ou seca. A propósito da goma seca, aconteceu-me um episódio caricato, o ano passado, quando fui passar o Natal a Portugal. Para aguentar a viagem, comprei pela 1ª vez a goma seca.. mas a Polícia quase que me a confiscou no aeroporto já que não acreditaram lá muito que aquela bolsa de plástico com um pozinho tão branco e imaculado fosse um cereal!

Mas lá os consegui convencer...cheguei a casa coloquei água...mas aquilo virou puro gesso! Isto é...eu não sei usar a goma seca. Da próxima vou levar a goma fresca esperando que chegue lá ainda comestível.. Bem, histórias aparte..é óptimo comer uma tapioquinha ao pequeno almoço (café da manhã) ou na verdade a qualquer hora do dia!

Estou a considerar a abertura de uma tapioqueira em Portugal... ia ter sucesso garantido!!

Outra marca bem nordestina deste país maravilhoso...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home